Para que possa entender um pouco mais sobre a sua pele, como ela funciona e escolher adequadamente os produtos de beleza.
A pele constitui o maior e mais complexo órgão do corpo e apresenta funções vitais. É a pele que nos protege de agentes externos, como fungos, bactérias, produtos químicos e físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Ela ainda regula a temperatura corporal, a defesa imunológica e o controle do fluxo de sangue, exerce funções sensoriais e elimina secreções. Tudo isso graças às células da epiderme e da derme e à secreção de sebo e de suor, que formam uma capa especial. Além disso, a pele tem importante impacto no comportamento por estar ligada à aparência.
A pele apresenta três camadas, bem unidas entre si:
Epiderme: camada mais superficial (aquela que podemos ver). Formada, principalmente, por queratina, está sempre em renovação (proliferação e descamação). A principal função é formar uma barreira protetora do corpo, dificultando a saída de água e a entrada de substâncias e micróbios no organismo. Contém também células que produzem Melanina, responsáveis pela pigmentação da pele.
Derme: camada média formada por colágeno e fibras elásticas, que conferem à pela Firmeza e Elasticidade, onde ficam os vasos sanguíneos, os folículos pilosos e as terminações nervosas. São elas que recebem estímulos do meio ambiente e os transmitem ao cérebro, que os traduzem em sensações como frio, calor, dor, pressão, vibração, cócegas etc. Também nesta camada encontram-se as glândulas sudoríparas (que refrescam o corpo) e as glândulas sebáceas (que lubrificam a epiderme).
Hipoderme: camada mais profunda da pele formada por tecido gorduroso, que tem a função de proteção mecânica, isolamento térmico e depósito nutritivo. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo.
Apesar de toda essa proteção, a pele é permeável e absorve substâncias que podem ter ação interna. Por isso, é preciso ter cuidado especial com os produtos que se escolhe! Você fará a diferença!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário